apapousoalto@gmail.com

Minha foto
SEMARH, Gerência de Áreas Protegidas, Brazil

domingo, 11 de julho de 2010

Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto

A APA Pouso Alto abrange os municípios Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Colinas do Sul, Nova Roma e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros exercendo este a função de zona de amortecimento do Parque. No perímetro estabelecido no decreto no 5.419 de acordo com o art.3º, exclui-se a área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e as Sedes dos Municípios abrangidos.

Para quê foi criada?

A APA de Pouso Alto foi instituída pelo Decreto Estadual no 5.419, de 07 de maio de 2001, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável e preservar a flora, a fauna, as águas, a geologia e o paisagismo da região de Pouso Alto.

Essa Unidade de Conservação encontra-se inserida dentro do contexto do corredor ecológico Paranã-Pirineus e da reserva da Biosfera do Cerrado Goyaz que visa promover a conservação da biodiversidade, levando em conta fatores ambientais importantes, como recursos hídricos, diversidade biológica, espécies endêmicas e em risco de extinção.

Quais as características naturais relevantes.

A APA de Pouso Alto encontra-se submetida a um regime climático tropical semi-úmido, caracterizada por verões quentes e chuvosos e invernos frios e secos. A precipitação oscila em torno de 1.500 a 1.750 mm anuais, enquanto a média anual de temperatura de 25oC ±1. Durante diferentes épocas do ano, diferentes massas de ar atuam sobre a região determinando o índice de precipitação pluviométrica.

A região é segmentada em dois grandes compartimentos: Planalto Central Goiano e Depressão do Tocantins. O Planalto Central Goiano é formado por rochas dobradas, já o Planalto Central é um centro dispersor de drenagem, composta pelos rios Maranhão, Tocantinzinho e Paranã, que fazem parte da bacia do Tocantins. Possui uma altitude de 800 a 1.650 m, ocorrendo os pontos mais elevados na Chapada dos Veadeiros, ressaltados por residuais que formam a Serra da Santana, que serve como divisor de bacias dos rios Montes Claros e das Almas. A Depressão do Tocantins, por suas características peculiares e por apresentar litologias diferentes, foi dividida em duas unidades geomorfológicas: o Pediplano do Tocantins e o Vão do Paranã. Na região predominam rochas do complexo granito-gnáissico e metassedimentos de baixo grau atribuídos ao Grupo Araí.

Na APA de Pouso Alto foram evidenciados os seguintes tipos de solos; Latossolo Vermelho-Amarelo álico, Latossolo Vermelho-Escuro álico, Laterita Hidromórfica álica, Solos Litólicos álicos, Solos Hidromórficos Gleizados álicos Cambissolos. A vegetação é constituída basicamente de Cerrado. Sendo encontrado subsistemas do tipo Cerrado sensu stricto, Cerradão, Matas de Galeria, Matas mesofíticas, Campos e Veredas.

Nenhum comentário: